segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Vencendo as Tentações

Mateus 4: A Tentação de Jesus.


Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.
Com essa passagem das Escrituras Sagradas podemos fazer seis observações importantes:
1ª – A tentação pertence à natureza do homem: Mateus 4.2: “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome”. I Coríntios 10.13: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana”.
2ª – A tentação está ligada ao que causa desejo e desperta vontade.
3ª – A tentação não é pecado. Tiago 1.14-15: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. O pecado começa quando a mente concebe (maquina, introjeta, alimenta na mente ou no coração). Mesmo que você não venha a consumar um ato pecaminoso, o fato de ter “concebido” a idéia, de ter pensado na possibilidade, ter criado dentro de você uma “cena” de como “seria”, você já está pecando. A tentação não é pecado, mas é pecado alimentar as idéias sugeridas pela tentação.
4ª – Deus não tenta ninguém. Tiago 1.13: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”.
5ª – Ninguém é tentado acima do que pode suportar. I Coríntios 10.13: “...mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Aí você pergunta: Ah, Pastor! Ah Senhor! Por que caí? Por que pequei? Por que dei vazão ao pecado? Resposta: Porque você quis!
– Satanás joga pesado para levar você a dar um passo depois da tentação. E para isso ele usa estratégias astutas.
Estratégias de satanás para nos levar a pecar:
a) Quando satanás ataca, ele ataca com força total; b) Satanás adora jogar pesado quando estamos sozinhos, quando não tem ninguém para nos censurar, nos ajudar (ele esperou Jesus estar sozinho no deserto); c) Ele gosta de utilizar sofismas - argumentos aparentemente válidos, não conclusivos - e quem os utiliza, utiliza de má fé (o diabo até citou a Bíblia para Jesus, mas não tinha o objetivo de trazer a verdade da Palavra; usou apenas uma parte da Palavra, apenas o que lhe interessava. Ele usa uma verdade aparente não conclusiva para tentar nos enganar e nos derrubar). d) Ele chega na hora que estamos mais fragilizados.
Vejamos isso na Tentação de Jesus:
1º ataque: a carne, a natureza humana.
Jesus jejuou 40 dias e 40 noites, estava com muita fome. “Se tu és o Filho de Deus transforma as pedras em pães”. I Coríntios 6.18 diz: “Fugi da prostituição”; II Timóteo 2.22 diz: “Foge dos desejos da mocidade”. Tudo que toca à natureza humana, a Bíblia manda “fugir”. Se quiser encarar alguma coisa que atraia a sua natureza, você “quebra a cara e se arrebenta”: Foge! Cai fora! No Antigo Testamento Sansão brincou com sua natureza humana e “se lascou”. Quando algo te perturba, te atrai, dá a volta no outro corredor e passa longe, “rapa fora”, não tente enfrentar porque você vai cair. Jesus nos deu a receita para vencer o jogo da sedução em Mateus 26.41: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação, porque na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Então, vigie, ore e fuja!!! Existem elementos espirituais superiores que podem lhe dar força para controlar sua vontade: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra de Deus”. Não brinque com sua natureza porque senão você vai “quebrar a cara”. Por exemplo: tenha intimidade com sua mulher; com as outras é “a Paz de Cristo” e respeitosamente!
2º ataque: a soberba da vida.
Em Mateus 4.6 o diabo estava dizendo para Jesus: “Mostra quem você é”. Mostra que é o melhor, é o mais inteligente, é superior. Tome cuidado com o Evangelho Triunfalista que muitos estão pregando por aí dizendo: “Determina que Deus faz!”. Tem gente usando o poder de Deus para mostrar quem é e não para mostrar quem é Deus. Soberba! Quando alguém quer mostrar que é mais santo, está escondendo alguma safadeza. Quem faz força para mostrar alguma coisa é porque não é; porque quem é, é e está acabado. Lembre-se dessas passagens: João 3.30: “É necessário que Ele cresça e eu diminua”; IICoríntios 10.17-18: “Aquele que se gloriar, glorie-se nEle; porque não é aprovado aquele que a si mesmo se louva, mas sim aquele a quem Deus louva”; Jeremias 9.23: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria; não se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico na sua riqueza; mas aquele que se gloriar, glorie-se em me conhecer e saber que Eu Sou O Senhor!”; Salmo 19.13: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine” A soberba é uma tentativa de dizer que você não precisa de Deus, que é auto-suficiente.
Vejamos três fatores sobre os lugares altos:
a) Satanás levanta para verdadeiramente abater; Deus abate para verdadeiramente levantar. II Coríntios 12.10: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.
b) Romanos 12.16: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”. Cuidado para não querer uma coisa acima da sua capacidade. Cuidado para não querer ser muito grande sem ter estrutura para ser. É melhor ser um pequeno comerciante do que um grande comerciante falido.
c) O diabo levou Jesus ao pináculo do templo (70 metros de altura). Satanás nos ataca dentro da nossa própria casa. Satanás atacou Jesus dentro da casa de Deus. Cuidado! Dentro da igreja você não está imune.
3º ataque: a cobiça dos olhos.Mateus 4.8: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles”. A coisa mais próxima do processo mental é a visão, e isso é provado cientificamente. Poder, dinheiro e sexo – as três coisas com as quais o diabo atacou Jesus (tudo isso te darei). Cuidado com o caminho mais fácil (se prostrado me adorares, é só ajoelhar, é fácil). Cuidado com tudo que é fácil porque é armadilha do diabo para destruir a sua vida, pois aqui nessa vida, para conquistar as coisas, é luta, trabalho, desgaste, inteligência, perseverança. Lucas 24.26: “Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?”. O diabo sabe que o ser humano tem vontade de possuir as coisas sem esforço. Nada pra Jesus foi fácil; também não vai ser para nós. Primeiro a tempestade, depois a bonança; primeiro a tribulação, depois a bênção; primeiro a guerra, depois a vitória. Cuidado com o caminho da precipitação. O diabo estava querendo antecipar uma coisa que não era para àquela hora. Apocalipse 11.15: “E agora todos os reinos do mundo vêm a ser do seu Cristo”; João 2.4: “Ainda não é chegada a minha hora”; Mateus 26.45: “Eis que é chegada a hora”; Eclesiastes 3: “Tudo tem sem tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Aprenda a esperar a hora de Deus pra sua vida, cuidado com a precipitação!
Como vencer as tentações?
Receita de Jesus:
* Aplicar a Palavra na vida diária.
*Lucas 4: “E Jesus, cheio do Espírito Santo” - Seja cheio do Espírito Santo, pois não terá lugar para o pecado, para a carnalidade.
*Mateus 4: “E o Espírito Santo guiou Jesus ao deserto” – Deixe o Espírito Santo dirigir a sua vida, obedeça à sinalização que o Espírito Santo faz para você.
*Jejue. Diz a Bíblia que Jesus jejuou e não há nada tão poderoso para quebrar a vontade do que jejum. Não há coisa mais tremenda para você aprender a controlar a vontade do que o jejum. [A vontade é uma faculdade da alma que tem poder até para subjugar a consciência. Ela consegue determinar sobre a razão e os sentimentos – você só consegue detonar com a vontade se sua consciência for sensível à voz de Deus].
*Use a Palavra: “Vai-te satanás, porque está escrito” (Deuteronômio 6.13; 6.16; 8.3 e Salmo 91.11-12). O diabo quer tirar a Palavra de Deus da nossa vida, da nossa casa, da nossa família, da Igreja, porque satanás sabe do poder dessa Palavra, que é uma arma tremenda, um fortificante incrível. (Salmo 1 e Salmo 119.9-19; 119.97; 119.105; 119.116-117; 119.130; 119.140). Quer vencer as tentações? USE A PALAVRA. JESUS USOU A PALAVRA. João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”; Romanos 10.17: “E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Deus”; Hebreus 4.12: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.
*Enfrente o diabo. Jesus venceu o diabo, enfrentando-o. Carne a gente foge, diabo a gente enfrenta. Tiago 4.7: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.
*Repreenda o diabo. Repreenda o desejo.
*Tenha a última palavra. A última palavra da tua vida pertence a Deus. Não permita que o mal, o pecado, tenha a última palavra, ela está em sua boca, declare ela.
Três observações finais:
1ª) Lucas 4.13: “O diabo se ausentou por algum tempo” – o diabo não desiste, tome cuidado, esteja alerta.
2ª) I Coríntios 10.13: “Mas fiel é Deus” pra te ajudar, meu irmão, Deus está contigo pra te ajudar nessa luta que você tem travado. O Senhor está ao teu lado pra te fortalecer, pra te sustentar, pra te renovar, pra te ajudar. Você não está sozinho.
3ª) Tiago 1.12: “Bem aventurado o varão que quando for tentado e aprovado receberá a coroa da vida que o Senhor tem preparado para todos os que o amam”. O Senhor vai premiar tua fidelidade.

Um comentário:

  1. Na verdade estava procurando uma explicação mais detalhada de I Cor 10.13. Deus é fiel e levou-me a esta página e as palavras foram bálsamo para momentos indecisos que sobrevieram à minha vida.
    Deus te abençoe, por ser um instrumento de paz como amiga Dele para outras também amigas Dele.
    JESUS EU CONFIO EM TI.
    AMÉM!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita deixe seu comentario