segunda-feira, março 14, 2011

Nosso Adversário: O Diabo - Sua criação e seu Pecado (Parte 3)

A paz do Senhor meus amados Irmãos, vamos mais uma vez para nosso estudo sobre o nosso adversário, Satanás. Já falamos sobre a realidade de sua existência, e agora vamos dar continuidade a este estudo falando sobre a sua criação e seu pecado.
Sua Criação: a bíblia afirma que todas as coisas foram criadas por intermédio de Cristo [Jo 1:3; Cl 1:16-17]. Porém se Ez 28:13 fala a respeito de Satanás ao invés de uma pessoa, no caso o rei de Tiro, (existe aqui a suposição de que o rei de Tiro estava possuído por Satanás), ele foi criado antes mesmo do Éden.

Suas características: Partindo do princípio que Ez 28:1-19 fala a respeito de Satanás (é o que acredito):

Satanás possuía beleza e sabedoria inigualáveis [Ez 28:12]

Habitava em um lugar inigualável [Ez 28:13]

Possuía aparência inigualável [Ez 28:13]

Possuía função inigualável [Ez 28:14]

Possuía perfeição inigualável [Ez 28:15]

Tudo indica que Satanás, era o ponto máximo da criação de Deus, pode-se compreender agora o motivo dele querer destruir a humanidade. Uma vez que se rebelou contra Deus, e foi derrotado, ele não aceita que outra criatura tome seu lugar como criação de Deus. Ele não pode suportar a idéia de que Deus deseja que todos os seres humanos sejam salvos para passar a eternidade com ele. Por inveja Satanás não admite ser "trocado pela humanidade" e quer então destruir e tragar a todos quantos ele puder, para isso trabalha, para cegar a humanidade para que aproveitem os desejos e sabores deste mundo e se esqueçam do Deus Trino e criador. Mas Glória a Deus que sua misericórdia não nos permite ser consumidos.

O pecado de Satanás

A Bíblia explica que o pecado de Satanás surgiu de forma espontânea. Com todos os seus atributos, por ser uma criatura de "perfeição" que não poderia ser comparada à de Deus, "subiu-lhe à cabeça", e era realmente "perfeito" até que nele se achou iniquidade [Ez 28: 15]. Já estudamos, que Satanás possui personalidade, emoções e inteligência, sendo assim, pode-se concluir que ele possuía o livre arbítrio, e pecou, ao tentar ser igual a Deus, por sí mesmo, ou seja, pecou de forma consciente, daí o motivo de sua queda.

A natureza do pecado de Satanás

Arrogância, vaidade ou soberba [1Tm 3:6]; cuidado irmãos, quando existir uma oportunidade onde lhe seja oferecida liderança ou lhe coloque em lugar de destaque, ore para que o Senhor o livre deste pecado em seu coração, e lhe dê sabedoria para entender que tudo que você tem não vem senão de Deus e não por méritos próprios.

Estudando a bíblia e livros para escrever este artigo me lembrei de algo muito importante. Há alguns dias estava passando por uma rua de minha cidade quando vi um outdoor, muito bem elaborado por sinal, divulgando uma propaganda, cujo objetivo era convidar o público a prestar vestibular em um determinada faculdade. Sabe-se que toda mensagem para ser eficaz deve obedecer ao AIDA, atenção, interesse, desejo e ação, tudo isso é uma outra teoria que poderá ser explorada em outro artigo, mas vamos nos atentar para uma questão interessante deste outdoor. Nele estava escrito:

"Para tomar o lugar do chefe, você tem que estar muito preparado".

Amados, consegue enxergar a sutileza de Satanás nessa mensagem? Não é exatamente o que Satanás tentou fazer? Tomar o lugar do "chefe"? Cuidado, são nas pequenas coisas desta vida, nas pequenas situações da vida é que nosso inimigo implanta idéias malignas em nossas mentes. Deseja ser promovido? Ore para que seu superior seja abençoado e indique você para ser seu sucessor. Apóie ele, aprenda com ele, e ore, sempre ore.

Satanás se auto promoveu, ele exaltou a sí mesmo, se você é do tipo que gosta de contar vantagens sobre suas ações e sobre seus feitos, cuidado, pode existir uma "sementinha do mal" em sua vida e você não percebeu. Amados tomemos cuidado, vamos aprender hoje com Satanás e seu pecado, lembremos sempre de suas atitudes e oremos para que Deus nos ajude a enxergarmos de forma clara e absoluta quando estamos caminhado para a cova do pecado.



Acredito que se você leu sobre a realidade de Satanás, e se interessou pelo pequeno teste que sugeri a que fizesse, você agora pode se imaginar invisível e portador de um banco de dados com informações importantes sobre todas as pessoas, como personalidade, gostos, passado e o que motiva àquela pessoa a pecar. Tratamos neste mesmo artigo sobre as estratégias de um dos maiores militaristas de todos os tempos, Sun Tzu.
Agora que você conhece a todos e tem algumas estratégias em mente, imagine-se usando-as para fins egoístas. Ataque estas pessoas quando não estiverem preparadas, seja rápido na sua investida e vá direto ao ponto, procure capturar o que é de importância para elas, mas não seja tão voraz no início, iluda elas, faça-as não entender de onde vem os ataques, quando estiverem cansadas e exaustas, aí sim, de o golpe final e mantenha-as prisioneiras.

Como fazer isso? Difunda uma falsa religião. Faça as pessoas pensarem no dinheiro. Divulgue o conceito de "dar o troco", faça com que a humanidade inverta os papeis primórdios da criação, orgulho e soberba, mentiras, drogas, deuses estranhos, sexo desenfreado, enfim, tudo aquilo que é oposto aos conceitos cristãos. Conhecendo os pontos fortes e fracos de cada pessoa este trabalho se torna fácil.

Ccom o exemplo acima você pudesse a partir de agora identificar como Satanás facilmente ilude as pessoas deste mundo, ele conhece os pontos fortes e fracos de cada ser humano, sabe como e onde investir seus ataques. É na mente do homem que ele atua, embutindo conceitos errôneos e distorcidos da palavra de Deus. Uma vez que ele conhece como os homens se comportam, ele apenas provoca situações adversas para que a fraqueza humana se manifeste, e assim origine o pecado.

Que Deus fale ao seu coração e lhe permita aprender um pouco mais sobre nosso inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario