terça-feira, novembro 08, 2011

Sabemos, Mas Não Gostamos

 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive,
e prega contra ela a mensagem que eu te digo. Jonas 3:2

No final do seu livro, o profeta Jonas desabafa amargamente. Tudo o que ele achava que o Senhor deveria fazer não foi "obedecido" por Ele. Jonas ficou irritado porque seus inimigos, os ninivitas, não foram punidos por Jeová: "... Eu sabia que és Deus que tens compaixão e misericórdia..." (Jonas 3:2).

Um dos grandes obstáculos no caminho da nossa maturidade espiritual é nossa insistência em ter um Deus à nossa própria imagem e semelhança. "Se é que o Senhor nos ama, o certo não seria Ele castigar aqueles que nós odiamos?". "Se é que o Senhor deseja o aumento de nossa fé, o certo não seria Ele atender a todos os nossos pedidos?". "Afinal de contas, ninguém conhece melhor nossas necessidades do que nós mesmos!." "O Senhor não sabe disso?".

Um dos objetivos do livro de Jonas é mostrar-nos a infinita misericórdia do Senhor. Quer entendamos, quer não. Quer gostemos, quer não. O Senhor não está interessado em ser gostado: o que Ele nos solicita é o nosso amor. É somente pelo amor que conseguimos aceitar Sua vontade, mesmo quando não a entendemos. Mesmo quando não gostamos dela. Entender os planos do Senhor é bom. E é muito bom quando conseguimos até gostar destes planos. O que muda tudo, porém, não é o gostar ou o entender. O que muda tudo é o amar. O amor ensina a entender. O amor ensina a gostar. Não invertamos a ordem das coisas: somos nós que devemos viver à Sua imagem e semelhança. E não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario